Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Engenharia de Computação

A Seção de Ensino (Departamento Acadêmico) Engenharia de Computação no IME tem como objetivo produzir conhecimento e formar recursos humanos nos níveis de graduação e pós-graduação. A qualidade dos alunos formados é comprovada, entre outros qualificadores, por meio de suas colocações no mercado de trabalho. Os egressos do IME ocupam posição de destaque em indústrias, universidades e institutos de pesquisa.

O curso (ver histórico) foi o primeiro criado no Brasil, em 1985, e tem por objetivo formar engenheiros capacitados para a integração matemática-hardware-software, segundo moderna visão sistêmica. Concorrendo na área Engenharia de Computação, os alunos obtiveram o primeiro lugar em desempenho na prova do ENADE do ano de 2014 com média geral 67,4. O segundo (ITA) e terceiro (UnB) colocados obtiveram médias 65,9 e 65,2, respectivamente. Destacando-se entre os primeiros em desempenho geral no ENADE (2014), o curso de Engenharia de Computação do IME contribui para o desenvolvimento nacional com o sucesso da participação dos seus egressos nas empresas e indústrias e, sobretudo, atende as necessidades de engenharia do Exército Brasileiro.

A integração com a pós-graduação em Sistemas e Computação também é um diferencial importante.

Todos os docentes do núcleo permanente do Programa de Mestrado ministram aulas no Curso de Graduação em Engenharia de Computação, integrantes da mesma Seção de Ensino (Departamento Acadêmico) do IME. Além disso, o corpo docente mantém uma intensiva orientação acadêmica de alunos da graduação em temas de Projeto de Fim de Curso (PFC).

Os mais relevantes trabalhos da graduação são beneficiados pela publicação e divulgação, à semelhança do mestrado, com o Código Brasileiro do ISSN, obtido do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Os projetos representativos da integração da graduação com o mestrado resultam em participações, publicações e premiações em eventos, dos quais destacam-se, entre outros:

  • os congressos da SBC e da SOBRAPO;
  • Jornadas de Iniciação Científica;
  • Maratona de Programação da SBC.

O curso de Engenharia de Computação do IME destaca-se pelo seu pioneirismo e pela sua excelência, sendo um dos principais centros de referência no Brasil do ensino de graduação nesta engenharia.

Fim do conteúdo da página