Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Engenharia de Computação - Graduação - 3° Ano - Disciplinas

Primeiro Período

Estrutura de Dados

EMENTA: INTRODUÇÃO A ALGORITMOS: Introdução a Algoritmos: definições, recursividade, complexidade, notação O e Omega, análise de algoritmos, pior caso, melhor caso e caso médio; Exercícios. LISTAS: Listas Lineares: definições, alocação sequencial, listas, pilhas e filas em alocação seqüencial; Alocação dinâmica, listas simplesmente encadeada, listas duplamente encadeadas e listas circulares em alocação dinâmica; Implementação. ÁRVORES: Árvores: definições e representações, árvores binárias, percursos em árvores binárias, árvores com costura, implementação computacional de árvores n-árias e binárias; Árvores Binárias de Buscas: Conceitos básicos, algoritmos e estrutura de dados; Árvores Balanceadas: Conceitos de balanceamento, Árvores AVL, árvores B; Implementação. LISTAS DE PRIORIDADES: Listas de Prioridade: Introdução, opções de implementação; Heap: definição, estrutura de dados, inserção, remoção; Aplicação: HeapSort; Implementação. TABELA DE DISPERSÃO: Tabela de Dispersão: princípios de funcionamento, funções de dispersão, tratamento de colisões; tabela de dimensão dinâmica; Implementação. GRAFOS: Fundamentos: Definição, conceitos básicos; Representação e Implementação: matriz de adjacência, matriz de incidência, lista de adjacência, operações básicas, implementação computacional; Aplicações; Implementação.

Fenômenos de Transporte

EMENTA: TRANSPORTE DE QUANTIDADE DE MOVIMENTO:- A viscosidade e os mecanismos de transporte de quantidade de movimento; Perfis de velocidade em escoamento laminar permanente e isotérmico; Equações de governo para sistemas isotérmicos. TRANSPORTE DE ENERGIA E MASSA:- Condutividade térmica e os mecanismos de transporte de energia; Perfis de temperatura em sólidos e em escoamento laminar; Equações de governo para sistemas não isotérmicos em regimes permanente e transiente; Difusividade e os mecanismos de transporte de massa; Perfis de concentração em sólidos e em escoamento laminar.

Laboratório de Programação I

EMENTA: INTRODUÇÃO: O Curso; Programação Orientada a Objetos; Revisão de C. CONCEITOS DE ORIENTAÇÃO A OBJETO: Objetos; Aspectos da orientação a objeto; Diferenças de paradigmas. ORIENTAÇÃO A OBJETO EM C++: Declaração de Classes; Declaração de Objetos; Métodos; Acesso a Métodos; Herança; Declaração de Construtores e Destrutores; Estudo Dirigido I - Lista; Estudo Dirigido II - Pilha. UTILIZAÇÃO DA MEMÓRIA EM C++: Áreas da memória; Alocação de memória em C++. OUTROS CONCEITOS DE OO E SUAS IMPLEMENTAÇÕES EM C++: Herança Múltipla; Membros Estáticos; O Ponteiro This; Funções Friend; Funções Inline; Polimorfismo. SOBRECARGA DE OPERADORES: Sobrecarga de operadores; Estudo dirigido – Números Fracionários. ENTRADA E SAÍDA: Fluxos; Sobrecarga dos Operadores de Inserção e Extração; Acesso a Arquivos. POLIMORFISMO E MODELOS: Modelos; Exceções. BIBLIOTECA PADRÃO DE MODELOS (STL): STL; Prática da biblioteca.

Matemática Discreta

EMENTA: CONJUTOS E RELAÇÕES BINÁRIAS: Conjuntos; Relações Binárias; Operações sobre Relações; Relações de compatibilidade e equivalência. GRAFOS E ÁRVORES: Grafos; Alcançabilidade; Homomorfismo; Planaridade e Coloração; Árvores; Tipos de árvores. ESTRUTURAS ALGÉBRICAS: Estruturas Algébricas; Grupos; Homomorfismo; Grupo Quociente; Subgrupos; Anéis; Anéis de polinômios; Corpos. RETICULADOS E ÁLGEBRA BOOLEANA: Reticulados; Reticulados Distributivos, Álgebra Booleana, Anéis Booleanos.

Organização de Computadores

EMENTA: INTRODUÇÃO: Histórico; Bases de numeração; Representação numérica de inteiros; Representação de números de ponto flutuante. ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS: Processadores; Memória; Memória Secundária Comunicação e Entrada e Saída. LÓGICA DIGITAL: Portas Lógicas; Projeto de Bancos de Memória; CPUs e Barramentos CPUs comerciais; Barramentos comerciais. MICROARQUITETURA: Estudo de Caso de Microarquitetura; Implementação da Microarquitetura apresentada. CONJUNTO DE INSTRUÇÕES: Visão Geral; Pipeline; Memória Virtual.

Princípios de Telecomunicações

EMENTA: INTRODUÇÃO À TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES: Introdução; Arquitetura de comunicações em camadas; Comunicação ponto-a-ponto; Conceitos Básicos de Transmissão de Informações; Capacidade de Informação dos Sistemas. RESPOSTA DE FREQUÊNCIA DE SISTEMAS LINEARES: Revisão de Séries de Fourier; Transformada de Fourier e suas propriedades; Sinais e Sistemas Lineares; Resposta de Sistemas Lineares; Impulso, Resposta ao Impulso e Convolução; Aplicações. TÉCNICAS ANALÓGICAS DE MODULAÇÃO: Envoltória complexa e representação espaço sinal; Modulação AM, SSB e FM; Ruído térmico; Desempenho de Sistemas Analógicos na presença de ruído térmico: AM, SSB, FM; Aplicações. SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAIS: Teorema da Amostragem; Quantização e ruído de quantização; PCM; Modulação Delta e PCM Diferencial; Multiplexação e TDM; Aplicações. TÉCNICAS DIGITAIS DE MODULAÇÃO: Modulações Digitais: OOK, FSK, PSK; Detecção de Sinais Binários Multinível QAM e PSK-M; Demodulação coerente. DESEMPENHO DE TÉCNICAS DE TRANSMISSÃO DIGITAIS EM CANAIS AWGN: Desempenho das modulações ASK, PSK, FSK e QAM; Probabilidade de erro, eficiência espectral; Aplicações. TRANSMISSÃO EM CANAIS LIMITADOS EM BANDA: IES, Filtro de Nyquist; Projeto de filtros de transmissão e recepção para cancelamento da IES, Raiz de cosseno levantado; Noções de equalização.

Sistemas Digitais

EMENTA: INTRODUÇÃO A SISTEMAS DIGITAIS: Introdução à Eletrônica Digital; Famílias Lógicas; Representação Numérica em Sistemas Digitais. ÁLGEBRA BOOLEANA: Álgebra Booleana; Mapas de Karnaugh. CIRCUITOS COMBINACIONAIS CLÁSSICOS: Portas Lógicas; Somadores; Comparadores; Multiplexadores; Decodificadores; Codificador de prioridade; Buffers de 3 estados; Drivers em Coletor Aberto. CIRCUITOS SEQUENCIAIS: Latches e Flip-flops; Máquinas Sequenciais Síncronas; Circuitos Sequenciais Clássicos; TÓPICOS ADICIONAIS: Componentes de Memória em Sistemas Digitais; Introdução a Arquitetura de Computadores.

 

Segundo Período

Análise e Projeto de Sistemas I

EMENTA: PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: Conceitos; Processo de Desenvolvimento de Software; Processo de Engenharia de Requisitos. CONCEITOS DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS: Abstração; Classes; Objetos; Mensagens; Encapsulamento; Herança; Polimorfismo. MODELO DE CASOS DE USO: Conceitos; Diagrama de Casos de Uso; Descrição de Casos de Uso; Modelagem de Casos de Uso. MODELO DE CLASSES DE ANÁLISE: Conceitos; Diagrama de Classes; Modelagem de Classes de Análise. PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO: Conceitos de Engenharia de Usabilidade; Princípios de Projeto de Interface com o Usuário; Etapas do Projeto de Modelagem de Interação.

Banco de Dados I

EMENTA: INTRODUÇÃO: Conceitos Básicos; Arquitetura De SGBD. PROJETO DE BANCOS DE DADOS: Modelo De Entidades E Relacionamentos; Modelo Orientado a Objetos; Modelo Relacional; Trabalho Prático. LINGUAGENS DE BANCO DE DADOS: Álgebra Relacional; SQL ; SQL XML; Trabalho Prático.

Laboratório de Programação II

EMENTA: INTRODUÇÃO: Introdução à Orientação a Objetos; Arquitetura de uma aplicação escrita em java; Tipos primitivos e comandos de seleção e repetição. CLASSES EM JAVA: Tipos Compostos; Classes e Objetos; Principais APIs; Herança; Classes Abstratas e Interface. RECURSOS ADICIONAIS: Integração com Banco de Dados; Programação distribuída; Manipulação de arquivos; Desenvolvimento de Interfaces gráficas. PYTHON: Introdução; Programação com o paradigma de orientação a objetos; Programação com Threads; Integração com Banco de Dados; Programação Distribuída.

Inteligência Artificial

EMENTA: INTRODUÇÃO: Introdução à Inteligência Artificial; Agentes Inteligentes. MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Busca em Espaço de Estados; Buscas Cegas; Buscas Heurísticas; Buscas Competitivas. COMPUTAÇÃO EVOLUCIONÁRIA: Introdução à Computação Evolucionária; Algoritmos Genéticos; Exemplo de Aplicação. CONHECIMENTO E RACIOCÍNIO: Representação do Conhecimento; Sistemas Especialistas; Conhecimento Incerto e Raciocínio; Sistemas de Inferência Nebulosa. APRENDIZADO DE MÁQUINA: Introdução ao Aprendizado de Máquina; Preparação de Dados; Técnicas e Algoritmos. REDES NEURAIS: Introdução às redes neurais; Algoritmos Backpropagation; Redes Profundas. SEMINÁRIOS: Seminário de IA.

Lógica Matemática

EMENTA: LÓGICA PROPOSICIONAL: Sintaxe e Semântica da Lógica Proposicional, Indução Lógica, Dedução Lógica, Corretude e Completude, Resolução. LÓGICA DE PREDICADO: Sintaxe da Lógica de Predicados; Semântica da Lógica de Predicados; Dedução na Lógica de Predicados; Resolução na Lógica de Predicados. PROGRAMAÇÃO EM LÓGICA: Implementação de Programas / PROLOG; Resolução – SLD; Resolução - SLD usando Listas.

Projeto e Análise de Algoritmos

EMENTA: INTRODUÇÃO A ALGORITMOS: Problemas e instâncias; Algoritmos e sua definição; Especificação de algoritmos; Critérios de análise; Correção de algoritmos; Limitações. ANÁLISE DE ALGORTIMOS: Desempenho de Algoritmos; Notação Assintótica: O(.), Omega(.) e Teta(.); Operações em notação Assintótica; Complexidade de pior caso; Recursividade na solução de problemas; Comparação de implementações recursivas e iterativas de um mesmo algoritmo; Algoritmo Polinomiais; Algoritmo pseudo-polinomiais. TÉCNICAS DE PROJETO DE ALGORITMOS: Princípio de indução; Divisão e conquista; Algoritmos gulosos; Programação dinâmica; Percursos e buscas em grafos: Busca em Largura e em Profundidade. APLICAÇÕES: Algoritmos gulosos: exemplos; Dividir para conquistar: exemplos; Programação dinâmica: exemplos; Buscas em grafos: exemplos; Outros exemplos. TEORIA DA COMPLEXIDADE: Problemas de decisão; Introdução à NP-Completeza; Classes P, NP, NP-Completo; Redução Polinominal. FLUXO EM REDES: Definição do problema; Algoritmo de Ford e Fulkerson; Teorema de Corte Mínimo e Fluxo Máximo; Complexidade.

Redes de Computadores I

EMENTA: INTRODUÇÃO: Evolução dos Sistemas de Computação e Tipos de Redes de Computadores; Parâmetros de Comparação entre redes e Comutação; Tipos de redes. TOPOLOGIAS DE REDES: Linhas de Comunicação e Ligação ao Meio Físico. ARQUITETURAS DE REDES DE COMPUTADORES: O Modelo OSI; Arquitetura TCP/IP; Arquitetura IEEE; Comparação entre os Modelos OSI, TCP/IP e IEEE. CAMADA DE APLICAÇÃO: Camada de Aplicação; Modelo Cliente-Servidor e P2P; Interface de Sockets; Programas aplicativos da arquitetura TCP/IP. CAMADA DE TRANSPORTE: Conceitos da camada de transporte; Protocolo UDP; Protocolo TCP. CAMADA DE REDE: Conceitos da camada de rede Endereçamento e Tipos de serviço; Roteamento. A CAMADA DE REDE NA INTERNET - O PROTOCOLO IP: Endereço IP; Datagrama IP; SubRedes IP; CIDR; Resolução de endereços IP; Protocolo ICMP; IPv6. ROTEAMENTO IP: Conceitos de roteamento IP; Protocolos Interiores; Protocolos Exteriores. LABORATÓRIO DE REDES: Laboratório de Aplicação; Laboratório de programação de redes; Laboratório de redes.

Fim do conteúdo da página