Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Engenharia de Computação - Graduação - 4° Ano - Disciplinas

Primeiro Período

Análise e Projeto de Sistemas II

EMENTA: MODELAGEM DE INTERAÇÕES: Modelagem de Interações. PADRÕES ARQUITETURAIS: Modelagem Arquitetural; Padrões Arquiteturais. PADRÕES DE PROJETO DE SOFTWARE ORIENTADO A OBJETOS: Projeto Orientado a Objetos; Padrões de Projeto. VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO DE SOFTWARE: Verificação e Validação; Projeto de Casos de Teste de Unidade; Projeto de Casos de Teste de Sistema e Aceitação.

Banco de Dados II

EMENTA: BANCO DE DADOS: Projeto Físico de Bancos de Dados; Processamento e Otimização de Consultas; Arquiteturas de Bancos de Dados; Banco de dados e a Web.

Laboratório de Programação III

EMENTA: INTRODUÇÃO. HTML: Introdução; Formato e tags; Formulário. CSS: Introdução; Seletor, Propriedade e Valor; Tipos de vínculos. JAVASCRIPT: Introdução; Sintaxe e estrutura da linguagem; Framework Javascript. SERVLET E JSP: Introdução; Servlet; JSP; MVC. APLICATIVOS NATIVOS ANDROID: Introdução; Componentes; Activity; Service; Broadcast Receiver; Content Provider. APLICATIVOS HÍBRIDOS: Introdução; Componentes; Eventos; Componente View; APIs Nativas; Integração.

Linguagens Formais e Autônomos

EMENTA: INTRODUÇÃO: Conceitos Básicos; Hierarquia de Chomsky. LINGUAGENS REGULARES: Gramáticas Regulares; Autômatos Finitos; Pumping Lemma; Expressões Regulares. LINGUAGENS LIVRES DE CONTEXTO: Gramáticas Livres De Contexto; Formas Normais; Autômato De Pilha. MÁQUINAS DE TURING: Máquinas de Turing; Máquinas De Turing Com Fita Limitada; Complexidade.

Microprocessadores

EMENTA: HISTÓRICO: Fatos históricos. ARQUITETURAS X86 DE 16 E 32 BITS: BARRAMENTOS, REGISTRADORES, SEGMENTAÇÃO EM MODO REAL, ORGANIZAÇÃO DE UM PROCESSADOR x86, Assembler, Compilação c, programação avançada de pilha.ARQUITETURAS de um computador co processador X86: evolução das arquiteturas, mmx, memória cache. decodificação de i/o de 8, 16 e 32 bits: barramentos de interface, interfaceamento de i/o. Interrupções: Sistema de Interrupções e Exceções X86, Interfaceamento com interrupções. sistemas operacionais multitarefa: Arquitetura X86 Voltada à Multitarefa, Segmentação e Paginação, Conceitos Básicos: API, Proteção, Driver, etc, Interrupções e Exceções em Modo Protegido, Plug and Play. componentes periféricos: Temporizador e Relógio Permanente, porta paralela, Porta Serial RS, BT e UART, Barramento PCI, Barramento Usb, experimento de laboratório.

Redes de Computadores II

EMENTA: CAMADA DE ENLACE: Delimitação de Quadros; Detecção e Correção de Erros; Controle e Detecção de Erros no Enlace; Controle de Fluxo no Enlace; Tipos de Serviços; Protocolos da camada de enlace. PROTOCOLOS DE ACESSO AO MEIO: Acesso Baseado em Contenção: ALOHA, CSMA e suas variações. Acesso Ordenado sem Contenção: Polling; Slot; Inserção de Retardo; Passagem de Permissão; protocolos com Reserva. PADRÕES IEEE 802 PARA REDES LOCAIS: IEEE 802.3; IEEE 802.5; IEEE 802.11. INTERLIGAÇÃO DE REDES LOCAIS: Equipamentos de rede; LANs Virtuais; Protocolos de bridging e switching; MPLS: Evolução da comutação IP; MPLS; Vantagens e desvantagens. CAMADA FÍSICA: Interface física de transmissão. MEIOS FÍSICOS DE TRANSMISSÃO: Meio de Transmissão; Instalação Física e Cabeamento Estruturado. LABORATÓRIO DE REDES LOCAIS: Laboratório de equipamentos de rede local; Laboratório de VLANs; Laboratório de comunicações seriais; Laboratório de cabeamento estruturado.

Sistemas Operacionais

EMENTA: INTRODUÇÃO: Estrutura de um sistema computacional; Conceito e História; Estrutura de um sistema operacional. PROCESSOS: 1. Introdução a processos, Estados de um Processo; Descrição e Controle de Processos; Operações com processos; Comunicação entre processos. THREADS: Introdução a threads; Threads de usuário e de kernel; Modelos de multithreading. ESCALONAMENTO DE CPU: Conceitos básicos; Algoritmos de Escalonamento; Escalonamento em Multiprocessadores; Escalonamento de Tempo Real; Avaliação de algoritmos. SINCRONIZAÇÃO DE PROCESSOS: Princípios de Concorrência; Exclusão Mútua; Semáforos; Monitores; Problema de Escritores e Leitores; Dealock (Impasse); Problema do Jantar de Filósofos. GERENCIAMENTO DE MEMÓRIA E MEMÓRIA VIRTUAL: Fundamentos; Alocação contígua de memória; Paginação; Segmentação; Paginação sob demanda; Algoritmos de substituição de páginas; Alocação de quadros e thrashing. SISTEMAS DE ARQUIVOS: Conceitos básicos; Métodos de acesso; Estrutura de diretório; Proteção; Estrutura do sistema de arquivos; Métodos de alocação; Gerência de espaço livre.

 

Segundo Período

Administração

EMENTA: A Evolução da Gestão; Administração da Produção; Administração e Marketing; Gestão de Pessoas; Gestão da Qualidade Total.

Direito

EMENTA: Teoria Geral do Estado; Elementos Introdutórios do Direito; Direito Constitucional; Direito Civil; Direito Penal Militar; Direito Administrativo.

Noções Básicas de Economia

EMENTA: Introdução; Matemática Financeira; Métodos de Avaliação de Projetos de Investimento.

Projeto de Redes IP

EMENTA: Introdução às Redes Genéricas de Comunicações: Conceitos Básicos, Comunicações Analógicas e Digitais, Redes de Computadores; Especificação e Análise do Projeto de Redes de Telecomunicações: Levantamento de Informações de Situação, Elementos de ligação entre negócios empresariais e tecnologias da informação, Projeção de Cenários Futuros para Arquiteturas de TI, Definição de critérios de implantação; Rede Local: Sistema de Cabeamento Estruturado, Acesso WI-FI, Salas de Telecomunicações e Sala de Equipamentos, Data Center, Redes de Acesso; Telefonia sobre IP: Introdução à Rede Pública de Telefonia; Introdução aos Sistemas de Telefonia sobre IP; Projeto de Rede de Telefonia sobre IP; Vídeo sobre IP: Sinais de Vídeo Analógico, Introdução aos Sistemas de Vídeo sobre IP, Projeto de Rede de Vídeo sobre IP.

Tecnologia e Sociedade

EMENTA: O ESTADO E A SOCIEDADE: O estado e as instituições sociais, O Estado as relações políticas e econômicas e os movimentos sociais, O capitalismo. A sociedade industrial; A Tecnologia e o Emprego: A revolução industrial e o trabalho, A revolução científica, A tecnologia e o emprego. A nova divisão do trabalho; Desenvolvimento Científico e Tecnológico: Pesquisa, desenvolvimento e engenharia, Transferência de tecnologia para os paises em desenvolvimento, O sistema de ciência e tecnologia de uma nação moderna. Inovação.

Fim do conteúdo da página