Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Engenharia de Computação - Graduação - 5° Ano - Disciplinas

Primeiro Período

Computação Gráfica

EMENTA: GEOMETRIA: Introdução: Aplicações, Áreas Correlatas e Paradigma dos quatro universos; Álgebra Linear: Produto Interno, Norma, Transformações Lineares e Espaço Euclidiano; Geometria Projetiva: Transformações Afins, Coordenadas Homogêneas, Transformações Projetivas, Espaço Projetivo, Rotações e Composição de Transformações. MODELAGEM GEOMÉTRICA: Objetos Gráficos Planares: Definição, Objetos Parametrizados, Objetos Implícitos, Representação de Curvas e Regiões e Rasterização; Objetos Gráficos Espaciais: Superfícies Paramétricas, Superfícies Implícitas, Superfícies Poliedras, Codificação e Superfícies Poliedrais, Objetos Volumétricos e Representação de Objetos Volumétricos. VISUALIZAÇÃO: Câmera Virtual: Espaços de Referência e Operações de Visualização; Modelos Locais de Iluminação: Superfícies Difusas e Especulares e Modelo de Reflexão de Phong; Visualização de Objetos Poliedrais: Colorização Constante, Colorização de Gouraud, Colorização de Phong e Cálculo de Superfícies Visíveis; Visualização de Objetos Implícitos: Traçado de Raios.

Linguagens de Programação

EMENTA: INTRODUÇÃO: Conceitos E Paradigmas; sintaxe e semântica; processadores de linguagens. TIPOS: valores e tipos; tipos primitivos; tipos compostos; tipos recursivos; sistemas de tipos; expressões. ARMAZENAMENTO E CONTROLE: variáveis e atualização; atributos das variáveis; comandos; expressões com efeitos colaterais. ABSTRAÇÃO: Tipos De Abstração; Parâmetros; Avaliação de Parâmetros. ENCAPSULAMENTO: Tipos Abstratos; Objetos E Classes; Relação entre OO e Processos de Desenvolvimento. SISTEMAS DE TIPO: Sobrecarga; Polimorfismo; Inferência De Tipos; Herança. PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO: Imperativo; Orientado a Objetos; Funcional; Lógico.

Multimídia

EMENTA: INTRODUÇÃO: Aplicações; Princípios Básicos de Sinais Digitais. VÍDEO DIGITAL: Varredura e display; Colorimetria / Espaços de Cores; Vídeo Digital; Sistema Visual Humano; Codificação de Imagens; Codificação de Vídeo; Medidas de Qualidade / Desempenho. ÁUDIO DIGITAL: Fundamentos de Compressão de Aúdio; Codificação de Áudio. TRANSPORTE: Sintaxe; Camada de transporte. TRANSMISSÃO DE MÍDIAS: Vídeo sobre IP; Erros de Transmissão; Streaming; Protocolos e Padrões Utilizados para Transmissão Multimídia.

Segurança da Informação

EMENTA: CRIPTOLOGIA CLÁSSICA - CRIPTOGRAFIA E CRIPTOANÁLISE: Conceitos Básicos; Criptografia, Criptologia e Criptanálise; Parâmetros de Segurança da Informação; Sistemas Clássicos- Criptografia e Criptoanálise: Monoalfabéticos, Polialfabéticos, Permutação, Substituição Múltipla, Esteganografia. TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS COMPUTACIONAIS: Criptografia de Chave Simétrica: Cifras de Bloco; DES; 3-DES; AES; Outras Cifras; Criptografia de Chave Pública: Conceitos; Assinatura Digital; RSA; El Gamal; Gerenciamento de Chaves: Tamanho de Chaves; Geração, Armazenamento e Transferência; Tipos e Modos de Algoritmos: Funções de Condensação (Hash); Autenticação de Mensagens; Blockchain. DEFESA CIBERNÉTICA: Guerra Cibernética: Conceitos;Histórico; Normas; Informação na Internet: Vulnerabilidades e Ameaças; Tipos de Invasores; Padrões de Segurança Vigentes; Ataque Cibernético: Tipos de Ataque; Firewall; Filtragem de Pacotes; Serviços de Proxy; DMZ. PROTEÇÃO E INVASÃO DE REDES: Ferramentas de Reconhecimento: Varredura de Redes (Nmap); comandos (netstat, nslookup, tracerout, ping); Ferramentas de defesa : Firewalls (IPTables); sistema de Detecç~co de Intrusão (Snort) ; Teste de Invasão (PenTest): Conceitos, Técnicas (Injeção de SQL, buffer overflow, XSS); ferramentas; Negação de Serviço. SISTEMAS DE GESTÃO E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: Conceitos; Implementação; Normas de Segurança; Família de Normas da ISO 27000.

Sistemas de Informações

EMENTA: INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: Introdução. SISTEMAS CORPORATIVOS: Enterprise Resouce Planning – ERP; Customer Relationship Management – CRM; Gestão Eletrônica de Documentos – GED; Comércio Eletrônico; Gestão de conhecimento; Computação Móvel e Ubíqua. GOVERNANÇA DE TI: Alinhamento Estratégico, Governança Corporativa e Governança de TI; ITIL; COBIT.

Sistemas Distribuídos

EMENTA: INTRODUÇÃO: Características dos Sistemas Distribuídos; Metas dos Sistemas Distribuídos; Tipos de Sistemas Distribuídos. ARQUITETURAS DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS: Estilos arquitetônicos; Arquiteturas de sistemas; Arquiteturas e middleware. PROCESSOS EM SISTEMAS DISTRIBUÍDOS: Threads; Virtualização; Clientes; Servidores; Migração de código. COMUNICAÇÃO EM SISTEMAS DISTRIBUÍDOS: Comunicação entre Processos; Chamada remota de procedimento – RPC; Comunicação orientada a mensagem; MPI. NOMEAÇÃO: Nomeação simples; Nomeação estruturada. SINCRONIZAÇÃO: Sincronização de relógios; Relógios lógicos; Exclusão mútua; Algoritmos de eleição. CONSISTÊNCIA E REPLICAÇÃO: Modelos de consistência; Gerenciamento de réplicas; Protocolos de consistência. TOLERÂNCIA A FALHAS: Conceitos básicos; Resiliência de processo; Comunicação confiável cliente-servidor e de grupo; Comprometimento (commit) distribuído; Recuperação.

Laboratório de Sistemas Embarcados

EMENTA: INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS EMBARCADOS: Histórico; Aplicações; Propriedades. ESTRUTURA GERAL DE SISTEMAS EMBARCADOS: Fluxo de Dados e de Controle; Interface de Entrada; Interface de Saída. MICROCONTROLADORES - ARQUITETURA ARM: Núcleo de 32 bits (ARM Cortex M4); Conjunto de Instruções; MPU. PROJETO DE SISTEMA EMBARCADO: Projeto de Sistema Embarcado; Metodologia e Ferramentas de Projeto; Implementação de Projeto.

Projeto de Fim de Curso

EMENTA: Desenvolvimento de um projeto completo de engenharia, em todas as suas etapas, sob orientação do professor, com tema correlacionado à especialidade do aluno, que visa consolidar os conhecimentos adquiridos e desenvolver a integração entre alunos de diferentes especialidades.

 

Segundo Período

Compiladores

EMENTA: INTRODUÇÃO: conceitos; estruturação do compilador. ANALISE LÉXICA: análise léxica. ANALISE SINTÁTICA : conceitos básicos; método lr(1) simples; método lr(1) canonico; método lr(1) l.a.; geradores de analisadores sintáticos. CHECAGEM SEMANTICA: linguagens sem escopo local; linguagens com escopo local; linguagens orientadas a objeto; gramáticas de atributos. GERAÇAO DE CÓDIGO: estruturas de memória em tempo de execução; estruturas de memória em tempo de execução para linguagens orientadas a objeto; código intermediário; implementação da geração de código. OTIMIZAÇÃO DE CÓDIGO: otimização dependente de máquina; otimização independente de máquina.

Empreendedorismo

EMENTA: STARTUP: DESENVOLVER O PRODUTO OU O CLIENTE?: O Lean Startup; Canvas do modelo de negócio; Planejamento estratégico usando a estratégia do Oceano Azul. PROPRIEDADE INTELECTUAL: Conceitos básicos; Processo de obtenção; Aspectos legais. TRABALHOS EM GRUPO: Criação de startups; Apresentação para investidores.

Robótica

EMENTA: INTRODUÇÃO: Desenvolvimento Histórico dos Sistemas de Robótica; Conceitos de Mecânica de Manipuladores; Conceitos de Planejamento e Controle de Trajetória; Conceitos de Percepção Sensorial e Inteligência para Sistemas Robóticos. CINEMÁTICA DE MANIPULADORES ROBÓTICOS: O Problema Cinemático Direto; O Problema Cinemático Inverso. DINÂMICA DE MANIPULADORES ROBÓTICOS: Formulação de Lagrange-Euler; Formação de Newton-Euler; Equações Generalizadas de D'Alembert para o Movimento. PLANEJAMENTO DE TRAJETÓRIAS DE MANIPULADORES: Conceitos Gerais de Planejamento de Trajetórias; Trajetórias de Interpolação de Juntas; Planejamento de Caminhos para um Manipulador Cartesiano. CONTROLE DE MANIPULADORES ROBÓTICOS: Introdução aos Servomecanismos e Elementos de Mecatrônica; Técnica do Torque Computado; Controle Adaptativo. PERCEPÇÃO SENSORIAL: Sensores de Proximidade e de Contato; Sensores de Força e de Torque. VISÃO DE MÁQUINA: Aquisição de Imagens e Pré-processamento; Segmentação e Descrição; Reconhecimento e Interpretação. TÉCNICAS DE IA PARA ROBÓTICA: Aplicações de meta-heurísticas para sistemas robóticos; Aplicações de Redes Neurais e Lógica Fuzzy para Sistemas Robóticos.

Simulação e Análise de Desempenho

EMENTA: VARIÁVEIS ALEATÓRIAS: Variáveis Aleatórias Discretas; Distribuições discretas; Variáveis Aleatórias Contínuas; Distribuição Normal. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS BIDIMENSIONAIS: Variáveis Aleatórias Bidimensionais; Distribuições marginais; Variáveis Aleatórias Independentes; Covariância e Correlação. INFERÊNCIA: Dados Amostrais; Amostra Aleatória; Estimação Pontual de Parâmetros; Estimação por intervalo; Teste de Hipóteses. MODELOS DE REGRESSÃO E CORRELAÇÃO: Regressão Linear Simples; Propriedades; Intervalo de Confiança; Teste de Hipóteses; Adequação do Modelo; Correlação. INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS ESTOCÁSTICOS: Introdução aos Processos Estocásticos e Processo de Poisson. CADEIAS DE MARKOV: Cadeias de Markov em Tempo Discreto; Cadeias de Markov em Tempo Contínuo; Processo de Nascimento e Morte. TEORIA DAS FILAS: Introdução; A Fila M/M/1; Demais Filas Markovianas; Rede de Filas; Filas Não-Markovianas; Filas de Prioridade. TÉCNICAS DE SIMULAÇÃO DE SISTEMAS: Motivação, Abordagens e Estrutura Básica; Geração de números pseudo-aleatórios; Geração de variáveis aleatórias; Coleta de dados; Construção e Validação do modelo; Análise dos dados de saída; Linguagem de Simulação. ESTUDO DE CASOS: Simulação e Modelagem.

Teoria da Computação

EMENTA: LÓGICA PROPOSICIONAL: Panorama da área de Teoria da Computação; Revisão de máquina de Turing; Tese de Turing Church. COMPUTABILIDADE: Máquina de Turing Universal; Linguagens Recursivas e Recursivamente Enumeráveis; Problema da Parada; Teorema de Rice; PCP e Outros problemas não decidíveis . INTRATABILIDADE: Classes de Complexidade; Teorema de Cook-Levin; Problemas NP – Completos; PSPACE – Completude. LÓGICA E COMPLEXIDADE: Lógicas de Segunda Ordem; Teorema de Fagin; Lógica e Representabilidade.

Projeto de Fim de Curso

EMENTA: Desenvolvimento de um projeto completo de engenharia, em todas as suas etapas, sob orientação do professor, com tema correlacionado à especialidade do aluno, que visa consolidar os conhecimentos adquiridos e desenvolver a integração entre alunos de diferentes especialidades.

Fim do conteúdo da página